120 anos da estrada de ferro de Vitória a Minas

Ferrovia crucial para o transporte de minério de ferro, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) celebra 120 anos em 2024, destacando-se como um pilar no transporte ferroviário brasileiro. Inaugurada em 13 de maio de 1904, a ferrovia conecta os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, margeando o Rio Doce e impulsionando o desenvolvimento regional. Atualmente, a EFVM liga Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES), na região metropolitana de Vitória, e no transporte de passageiros conta com mais de 2 mil quilômetros de trilhos, dois trens regulares e um trem turístico.

Quanto ao transporte de cargas, a EFVM sempre foi crucial, começando com o escoamento da produção cafeeira de Minas Gerais. Hoje, ela transporta mais de 60 tipos de produtos, incluindo grãos, fertilizantes, celulose e madeira, além de minério de ferro, que é o principal item. A ferrovia não só facilita a exportação desse mineral desde 1940, como também fomenta o crescimento econômico das regiões que atravessa.

A EFVM é uma peça fundamental na infraestrutura de transporte do Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.