Mineração sustentável e produção estratégica

Potássio extraído na Amazonas pode abastecer o agronegócio brasileiro com menos impacto ambiental
O Brasil avança em direção à autossuficiência na produção de potássio com o desenvolvimento de um grande projeto mineral no município de Autazes, no Amazonas. A região abriga uma das maiores reservas nacionais de silvinita, minério do qual se extrai o potássio, essencial para a produção de fertilizantes. Atualmente, o país importa grande parte desse insumo, mesmo sendo um dos maiores produtores agropecuários do mundo.
O projeto prevê a extração de mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio, com expectativa de produção anual de 2,2 milhões de toneladas. Além das atividades de mineração, estão planejadas obras de infraestrutura como escavação de poços, instalação de usina de beneficiamento e construção de um porto fluvial para escoamento da produção, com operação voltada prioritariamente para o abastecimento do mercado interno.
Com investimento expressivo e foco em sustentabilidade, o projeto busca promover o desenvolvimento regional por meio da geração de emprego e renda, além da implementação de programas voltados à preservação ambiental e à valorização da economia local. Um passo importante para o fortalecimento da soberania mineral e da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.
Referência: Portal da Mineração com informações de Potássio Brasil, Brasil Mineral, Revista Oeste.