Petróleo branco: o metal essencial para o futuro das baterias e da mobilidade sustentável

O lítio é um metal alcalino, macio e pouco denso. É o elemento mais leve da tabela periódica. Chamado de “petróleo branco” devido à sua cor, o lítio é fundamental na fabricação de baterias de íon de lítio, utilizadas em diversos eletrônicos e veículos elétricos.

O aumento da produção de carros elétricos no Brasil tem elevado a demanda por esse metal. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), aproximadamente 47 mil veículos híbridos, elétricos e híbridos plug-in foram vendidos em 2022, representando um aumento de 24,77% em comparação com os 34.990 vendidos em 2021. Estima-se que, até 2030, a produção mundial de veículos elétricos atinja 51 milhões de unidades.

A Agência Internacional de Energia projeta que, até 2040, a demanda por lítio crescerá mais de 40 vezes em relação aos níveis atuais, se o mundo quiser alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

No Brasil, as reservas de lítio, que são cruciais para a transição energética global, estão localizadas em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Goiás, Bahia e Minas Gerais, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Referência: Portal da Mineração